quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Caminhos de minha vida



Fátima Franciele de Oliveira
Na minha infância não costumava a realizar viagens para lugares longes e turísticos. Porém visitei alguns lugares que ficaram guardados em minha memória.
Recordo – me de minha viagem à praia na adolescência, embora já tivesse ido quando criança. Ah! Eu adorava ir à praia, tomar banho de mar e brincar na areia, mas o que mais me fascinava era o nascer e o por do sol. Era um momento tão especial que ao mesmo tempo em que sentia vontade de estar sozinha, queria compartilhar com todos que estimava.
Outro lugar que ficou em minha memória foi a viagem para Foz de Iguaçu. Dessas viagens não guardo tantas lembranças positivas. Foi uma viagem realizada em forma de excursão, organizada pela igreja que minha mãe freqüentava. Crianças iriam ao colo e dormiria no corredor do ônibus, a hospedagem era de difícil acesso, essas e outras coisas me incomodam muito. Tudo parecia muito turbulento e agitado pra mim. O ponto positivo da viagem foram as imagens lindas avistadas da janela do ônibus e um carrinho de picolé que ficava ao lado da igreja. Ele custava R$ 0,30, o que me permitiu comer muitos.
Outro lugar foi o meu primeiro passeio de trem, realizei com meu pai. Foi muito divertido, almoçamos em Porto Alegre. O que mais me deixou preocupada era que meu pai dormiu na viagem e eu o chamava todo tempo com medo de irmos para o lugar errado, mas o resto foi divertido.
Outro lugar que me marcou muito também foi a casa de minha avó materna, na qual vivi grandes momentos da minha infância, com primos.
A primeira vez que fui a um parque de diversões também marcou muito; a euforia era tão grande que estava a uma quadra de distância do parque quando estávamos chegando, mas perecia que era uma cidade inteira que precisava caminhar para chegar.
Passado um pouco a infância fui pela primeira vez a Santa Catarina com amigos em forma de excursão também, ver o mar foi o mais marcante, pois a água era tão limpa que não parecia ser real.
Depois de alguns anos fui a uma cidade chamada Coronel Bicaco, cidade pequena na qual o que mais me chamou a atenção era a distância do centro que podia ser realizada a pé.
Gramado e Canela em épocas de natal também foram marcantes. É o mundo de luzes mais bonito que já vi.
Mas de todos os lugares que ficaram registrados em minha memória apenas uma me faz recordar com tantos detalhes e que dificilmente esqueço por um período longo. Para mim recordo de um lugar triste, de morte, e até os aromas que ali senti recordo como o da grama molhada... Foi o passeio com amigos a um balneário. Fomos para nos divertir, mas um colega que não sabia nadar jogou-se na água, porem ninguém mais sabia nadar, então assistimos a morte dele sem nada poder fazer, pois não havia como pedir socorro num lugar deserto no meio do mato. O marcante foi o ouvir pedir ajuda e nada poder fazer...

Nenhum comentário: