quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A cidade de Porto Alegre vista de uma onibus especial











Um novo espaço de Aprendizagem: Ônibus de Turismo de Porto Alegre
Por: Luciane Oliveira e Kelly de Lima

Quando pensamos em escolher um lugar, onde fosse possível trabalhar diversos saberes e que realmente a aprendizagem estivesse presente, surgiu a possibilidade de experimentarmos espaços diferentes dos utilizados na nossa época de estudantes. E para que realmente aprovássemos esta escolha, a experiência era um ponto de partida e resolvemos fazer o passeio.
A colega Luciane já havia feito, mas eu particularmente virei criança. E nós duas observamos nossas reações e dos demais integrantes do ônibus e percebemos de como é rico este espaço de aprendizagem.
Para fazer o passeio, são agendados e previamente reservados lugares para turmas ou grupos de 10 pessoas. Qualquer escola pode utilizar deste instrumento para complementar os conteúdos de sala de aula e estes têm preferência para reservas durante a semana.

Em funcionamento desde janeiro de 2003, a Linha Turismo, para conhecer Porto Alegre, já encantou mais de 240 mil pessoas. Esse passeio vem permitindo conhecer as belezas e atrativos da capital gaúcha ou redescobrir os detalhes e histórias das ruas e recantos por onde os porto-alegrenses transitam todos os dias.
O ônibus possui o segundo andar aberto, é equipado com sistema de áudio em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), câmeras de segurança e janelas panorâmicas.
A linha começou a circular durante o 3º Fórum Social Mundial e desde então tem apresentado índices de ocupação mais do que satisfatórios. Em janeiro de 2006, o ônibus transportou, em média, 400 passageiros por dia, o que representa lotação máxima (83 lugares sentados) nos cinco horários diários.
A linha faz sucesso entre os turistas, que são o maior público nos dias úteis e durante a realização de eventos, mas seu maior feito foi transformar o porto-alegrense em turista em sua própria cidade.
Nos finais de semana, a maioria dos passageiros é de moradores em busca de novas paisagens.
O ônibus passa por diversos pontos culturais e relata a historia de Porto Alegre nesses trajetos. Buscamos através deste novo espaço de aprendizagem uma forma atrativa de nossos alunos conhecerem a historia da própria cidade. Salientamos a importância de mostrar o quanto as ruas e monumentos históricos podem tornar-se espaços ricos de aprendizagem.

O Percurso
Durante o percurso, ouve-se uma gravação com informações sobre as atrações. Além disso, em todas as viagens um guia turístico está presente para falar diretamente com os passageiros.
Marco, um dos três guias da linha, conta que seleciona as informações de acordo o público. Se a maioria é de Porto Alegre, por exemplo, Marco se dispensa de dar aviso como “à direita está o Parque da Redenção” e fornece dados “mais interessantes para quem já conhece a cidade”, como curiosidades sobre a história e a cultura porto-alegrense.
O passageiro é informado, por exemplo, que a Ponte dos Açorianos já foi a ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade e que jazigos de figuras importantes da história rio-grandense estão no cemitério da Santa Casa.
O usuário fica sabendo também que na Usina do Gasômetro funcionou uma antiga termoelétrica, inaugurada em 1928, ou que os bancos que foram do Auditório Araújo Vianna, na época em que ele ainda era a céu aberto, estão hoje na Praça Júlio de Castilhos.
Ao passar pelo Instituto de Educação, a lembrança de que ali estudou Elis Regina. O guia também comenta a história do Arroio Dilúvio, sua mudança de trajeto e seus problemas atuais. Ao lado do Parcão, os passageiros são informados de que ali foi construído o primeiro estádio do Grêmio.
Em seguida, descobre-se que o DMAE e seus jardins foram inspirados no Palácio de Versalhes.
O trajeto dá preferência a áreas verdes. Por isso o roteiro se concentra na zona central e na zona sul da cidade, onde há um maior número de parques e praças.
Quando o público é de fora da cidade, os guias fornecem informações gerais e dicas de lugares para visitar, caminhar e fazer compras.
A agenda dos eventos que estão sendo realizados na cidade é interessante tanto para os visitantes quanto para os porto-alegrenses em busca de um programa diferente.
Ao longo de 80 minutos e 28 quilômetros, o ônibus passa por 11 bairros e 17 atrações históricas, naturais e culturais da capital, entre as quais figuram o Complexo Arquitetônico da Ufrgs, o Parque Farroupilha, o Planetário, o Parque Moinhos de Vento (Parcão), a Praça da Matriz, o Mercado Público Central, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Usina do Gasômetro, a Igreja Menino Deus e o Parque Marinha do Brasil.
Há novos roteiros em estudo, especialmente para a Zona Sul. A altura do ônibus - quase quatro metros - é um empecilho na criação de novas rotas. Há lugares pelos quais o ônibus não pode passar e em muitos trechos seria necessária a poda de árvores.
Na nossa experiência, num dia de muita cerração não havia muitas pessoas de fora mas foi interessante perceber a visão das mesmas. Tinham um olhar diferente e a todo o momento nos perguntavam sobre a cidade e percebemos a necessidade de interação deles conosco.
Ouvimos alguns relatos de como é linda a nossa cidade e como é conservada historicamente:
Tinha coisas que eu nem sabia da minha cidade, e olha que eu passo todo dia aqui na frente deste prédio”.(Mariana, 30 anos – prédio Rocco);
“Ah o Por-do-sol é inigualável em qualquer lugar do mundo, vocês precisam ver, é lindo”. (Jonas, 61 anos);

Nenhum comentário: