quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Museu do Trem de São Leopoldo


Daiane S. Silveira.

Com este projeto pode-se perceber a relação que o povo leopoldense tem com este lugar, suas características, sua história...
O Museu do Trem está situado na Rua Lindolfo Collor, 61, no centro de São Leopoldo. Sua inauguração foi em 26 de novembro de 1976, portanto já faz parte da história do povo desta cidade.
Mesmo com a chegada do progresso a área ocupada pelo Museu foi preservada. O Trem Metropolitano – Trensurb projetou suas linhas sobre a área ocupada pelo prédio, com a intenção de protegê-lo.
Nas dependências do museu do trem encontram-se vários objetos, utensílios e vestimentas típicas da época. A área externa do Museu do Trem é bastante ampla, com bancos, árvores e também com os vagões de carga, de passageiros, Maria Fumaça...
Além do Museu do Trem ser muito visitado por estudantes para fins de pesquisa, também é procurado por pessoas que querem relaxar, tomar chimarrão, caminhar, estudar embaixo das árvores, até mesmo algumas escolas que se localizam ali perto levam os alunos para fazer piqueniques e/ou realizar atividades recreativas... Portanto, o Museu do Trem não é somente um local de estudo, mas de convivência e integração entre os cidadãos.
O Museu do Trem, não só faz parte da história dos leopoldenses, mas contribui para a melhor qualidade de vida deste povo, sendo sede de projetos culturais, lazer e principalmente mantendo viva a memória das estações e linhas férreas.

Nenhum comentário: