segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As crianças e a cidade

No ano de 2008, Márcia e sua turma de Educação Infantil, realizaram um projeto sobre a cidade. As crianças descobriram, por exemplo, que uma cidade tem um prefeito e que podemos conversar com ele. Diante de tal possibilidade, as crianças com a ajuda da professora, eleboraram uma carta para o prefeito, dizendo oque gostam e o que não gostam na sua cidade.

A cidade que queremos
(Cidade das crianças)

Toda cidade é formada de espaços onde as pessoas podem caminhar andar de carro, correr e atravessar a rua.

Uma cidade possui ruas, prédios, lojas, mercados, escolas, pessoas e praças.
Existe uma pessoa que cuida de tudo isso, que é o prefeito, o qual, gostaríamos de conhecer e falar tantas coisas que poderia ter em uma cidade para todos sermos mais felizes.
Uma cidade para ser de todos, tem que ter muitas lixeiras e as pessoas cuidando para não colocar o lixo na rua, nem no rio, assim os peixes não morreriam mais.

As crianças também tinham que ter o direito de brincar livre nas ruas e os ladrões não deveriam existir.
Os espaços devem ser mais largos onde as crianças possam caminhar ao lado de seus pais e não ter que sempre ir ao colo, como por exemplo, na ponte velha do Rio dos Sinos. Onde as pessoas caminham o espaço é pequeno e gostaríamos de ir caminhando para olhar o rio.
A cidade que queremos deve ter muitas calçadas, praças, muita grama bem cuidada e muitas flores para enfeitar as ruas.

Na cidade deve ter emprego e escola para todos.
Deve ter lojas e shopping e todos têm que ter condições de comprar, por isso os preços devem ser mais baixos.
Nós somos crianças, mas também fazemos parte dessa cidade e queremos ajudar a construí-la, pois as crianças também têm idéias e sabem o que é melhor para todos.

"Se reconhecermos à criança a competência, se para ela desejarmos a autonomia de que ela precisa, e se nos convencermos de que a criança pode ser uma grande aliada para a mudança real e radical da cidade na perspectiva de uma nova cultura da infância a pergunta será: como a criança pode ajudar os adultos? Esse é o sentido do projeto “A cidade das crianças”, esse é o cerne da nossa filosofia de governo da cidade: assumir a criança como parâmetro para garantia de todos os cidadãos, a partir dos mais fracos, na certeza de que, se uma cidade for adequada às crianças, será uma boa cidade para todos". (Tonucci, 2005, p.209).

Somos alunos da Escola de Educação Infantil Bem Me Quer, da turma infantil III-B.

Amamos nossa cidade e queremos ajudar a cuidá-la pensando em todos.

OBS: Carta das crianças ao prefeito de São Leopoldo (Entregue ao prefeito, pelo grupo de crianças da Escola Bem-me-quer, em 2008)

MARCIA DE MENEZES BENVEGNU

Nenhum comentário: