quinta-feira, 2 de setembro de 2010

As ruas ensinam?

A Rua como um Lugar de Aprendizagem
Por: Anaiá, Izabel C., Patrícia, Andréia, Louise, Bruna
A rua, ou seja, o entorno de nossas casas, nossas escolas, nossos trabalhos, também fazem parte do nosso dia-a-dia e contribuem com muitas experiências, trocas e aprendizagens significativas. A rua pode ser um espaço de aprendizagem e queremos explorar como elas ocorrem. Propusemos-nos a observar a rua como um todo: O que aprendemos? Quais as relações que se estabelecem entre as pessoas que ali se encontram? O que as imagens com as quais nos deparamos nos dizem? De que forma as experiências das ruas podem ser um ambiente de aprendizagem.
Pesquisamos:
· Pessoas que usam a rua como acesso ao seu lugar de destino e/ou pessoas que usam a rua como lugar de trabalho (vendedores, guardadores de carros, etc.) · Imagens: out-doors, propagandas, anúncios, fachadas com o nome de estabelecimentos comerciais. · Atividades de uma escola utilizando a rua como ambiente de aprendizagem

•“ A instituição escolar, não obstante, constrói todo tipo de muros para preservar a cultura escolar de todo contato e contaminação do entorno; é a imagem da escola fortaleza, do campo reservado ou da ilha que se sente constantemente ameaçada por qualquer força exterior que trate de penetrar nela” (Jaume Carbonnel)









"A cidade é feita de lugares e pensamentos. De lugares e emoções. è feita de gente. porque, vendo bem, a cidade é o produto das atitudes da gente que a usufrui. gente concreta, nas situações cotidianas que constroem o mistério de viver" ( PACHECO, H. A cidade é um sentimento. 1996. Disponível em http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=2766.

Nenhum comentário: