quinta-feira, 2 de setembro de 2010

UM AMBIENTE INCLUSIVO DE APRENDIZAGEM





Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos - Bairro Piratini, na cidade de Alvorada (RS).
Por: Carmen Santos e Eliara Fraga
Nilda Alves questiona: “Quando e onde se ensina e se aprende? A única resposta que posso dar a essa pergunta é: em todos os tempos e todos os espaços”. ( 2001, p.21)
Investigamos um ambiente inclusivo de aprendizagem, onde não há um currículo prescritivo a ser cumprido, mas que proporciona aprendizagens efetivas e afetivas. Acreditamos que a educação possa acontecer através de um ambiente que não tenham currículos engessados, mas objetivos concretos baseados no resgate da criança e do adolescente inserido em áreas de risco e de miséria.
O Centro Franciscano Pedro Chaves Barcelos tem como objetivo o resgate das crianças em condições de miséria e de risco e, para tanto, busca desenvolver um trabalho com a comunidade do bairro, com as famílias e as crianças.
Este ambiente foi construído e estruturado com a finalidade de dar espaço para a expressão criativa e criadora destas crianças, não tendo fundo assistencialista, mas inclusor e resgatador/construtor de dignidade das crianças – em situação de risco e vulnerabilidade social - que o freqüentam, bem como, indiretamente sua família e comunidade. Acolhe crianças - com idade de 06 a 14 anos - no contra-turno da escola, ou seja, é condição imprescindível estarem freqüentando a escola regular para poderem participar das atividades do Centro. Situado na periferia de Alvorada, uma região muito pobre que não oportuniza perspectivas de vida, só de violência, o Centro desenvolve atividades como oficinas, dança, música, jogos, computação, lazer, teatros, pinturas...
Realizamos visitas, observações e conversas com as educadoras e coordenadoras do centro.
Agradecemos diretora do Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, que gentilmente ‘abriu’ as portas do Centro para nós. E sinceros parabéns pelo importante trabalho que vem, juntamente com toda a equipe, desenvolvendo junto à comunidade de Alvorada.
“Para os pequenos, para os fracos, para os pobres existe somente o presente e, se eles são privados disso, estão perdidos.” (TONUCCI, 2005, p.17).

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