domingo, 26 de abril de 2009

A verdade da cidade

Vejo um espaço
De vidas ocupadas
Mentes distraídas
Ao mesmo tempo concentradas
Multidão que não pergunta
Apenas se aglomera
Por medo de perder o trabalho
Não mede nem calcula
Tampouco respira
Apenas acata

E o tempo vai passando
O sonho parte aqui e ali
É encontrado
Mas de forma tão ilusória que
Acaba se perdendo
A cegueira desmonta
Castelos construídos no vazio

A multidão que continua
Com receio, a labuta
Honrosa e glorificada
Achando que sabe aonde vai
Perde o sentido e a chance
De se tornar...
...seres pensantes


É fato que se sabe que a escola não é o único lugar onde a aprendizagem acontece. O ensino e a aprendizagem são fenômenos que se fundem e vão muito além das salas de aula. A cidade ou o local onde moramos, através de nossas lembranças e memórias, representa grande parte do sentido que atribuímos à educação.
Dessa forma consideramos que a escola valorize e perceba a importância do local ou “espaço” que o aluno está inserido, pois é fator que concretiza em si aprendizagem.

“Toda criança, jovem ou adulto é criança, jovem ou adulto de um local e, por conseguinte, de um lugar social onde determinadas práticas permanentemente intercambiam e se transformam”. (Chaigar, Redin, Chaigar, 2008, p. 919)

Simone Steffens, Patrícia Cristina Zimmer, Vanessa R. da Silva, Fabiane Farias e Ana Carla Macedo de Assis.

Nenhum comentário: