domingo, 26 de abril de 2009

As lembranças de minha cidade



Nasci e cresci aqui. São Leopoldo é meu chão, meu lugar neste mundo e faz parte do meu mundo.
Tudo bem, tem muitos e muitos lugares que não conheço daqui... sim, preciso conhecer! Mas, em compensação, tem outros tantos por onde caminhei, vivi tantas e tantas coisas e que me fazem sentir aquela nostalgia gostosa.
Desde minha infância até minha adolescência, quantos foram os lugares que me serviram como referência... Já nem sei se posso contabilizar, mas foram muitos.
Me criei em uma regiãozinha do centro da cidade que tinha clima de cidade do interior: três quarteirões onde todo mundo se conhecia, a pracinha em uma esquina, a escola em outra, e passava meus dias brincando na rua. A casa da minha avó ficava a um quarteirão da minha e lá os finais de semana eram simplesmente mágicos. As árvores frutíferas no quintal, o velho galpão repleto de quinquilharias nos fundos, a varanda ao lado da pitangueira...


É muito viva em mim a lembrança das tardes de verão em que passei por lá, os banhos de chuva nos finais de tarde com minhas primas, o cheiro de terra molhada...
A rua ao lado de minha casa era onde todas as crianças se reuniam para brincar. Esconde-esconde, taco, caçador... Era uma rua pouco movimentada, de paralelepípedos e que tinha uma árvora gigantesca em um terreno baldio no meio da quadra, árvore essa que fazia nossa imaginação voar alto! Mas, infelizmente, o progresso levou nosso encantamento embora... Depois que derrubaram nossa árvore para construir um prédio e asfaltaram a rua, tudo perdeu a graça... era já uma adolescente...
Adolescente, ampliei meus horizontes e meu mundo: fui conhecendo outros bairros e lugares que me passaram a ser tão queridos... O entardecer no bosque dos padres, no Cristo Rei, as tardes de céu azul e nuvens brancas em que saía a caminhar sem destino certo, o voltar para casa depois de um tempo distante...
Sempre gostei daqui, embora saiba que a cidade, como qualquer outra, tem seus problemas e precisa melhorar em muitas coisas... tenho tentado contribuir para que isso aconteça agora que cresci, afinal, quero que meus filhos também tenham seus lugares especiais e lembranças maravilhosas da cidade em que nasceram, não importa onde estiverem quando forem adultos.

Carina Priscila Viegas

Nenhum comentário: