segunda-feira, 1 de junho de 2009

BRINCAR DE GRAÇA

Muitas vezes, as periferias são ricas em áreas residuais abandonadas que sobrevivem às diversas ondas de urbanização. (55)
A sujeira e a insegurança tornam essas áreas inóspitas e geralmente desertas. (55)
Hoje em dia as crianças para terem oportunidade da prática de esportes, precisam se matricular em escolas ou clubes, pagando para terem espaço seguro e poder brincar, apesar destes espaços institucionalizados primarem pelo estudo de técnicas e normas, o que na verdade a criança precisa é o brincar livre, como nossa geração fez.
A urbanização acabou por eliminar espaços mais amplos, com construções de todo o tipo, o ser humano ocupou o ambiente de forma desenfreada, esquecendo-se de nossas crianças, que são levadas pelos pais para a escola, para o clube, a escolinha, para praticar atividades sempre muito dirigidas, podando a criatividade e a socialização.
Na periferia, encontramos lugares livres, mas pouco seguros, devido ao uso desses espaços por pessoas que não o cuidam e o degradam. Seria necessário organizar estes espaços com cuidados pela própria sociedade, como escolas, associações e até mesmo pelas pessoas, de forma cooperativa, reservando um local seguro e espaçoso para nossas crianças brincarem.

Nenhum comentário: